ARTIGO SOBRE EaD
Como forma avaliativa do término do período e consequentemente com o encerramento da matéria Pesquisa e Prática Pedagógica VI – Estudos Aplicados, a qual já nos deixa a sensação de perda, uma sensação ruim, pois o convívio de três anos ininterruptos nos faz ter a impressão de posse, de que somos os donos de tudo que nos foi passado.
Espero ter cumprido com a minha parte, que por sinal foi a duras penas, pois eu como muitos alunos, acordamos muito cedo para trabalhar e que chegamos também muito tarde, enfim sabemos que sem sacrifício não se consegue vencer, e que para se ter vitória, é preciso que se lute.
Nossa professora, a querida “TIA Wânia”, com maestria nos aturou, por esse longos três anos, nossas impaciências, em algumas vezes compartilhou de nossos sofrimentos e angústias, enfim foi e ainda vai continuar a ser uma MÃEZONA, pois se acha que iremos abandoná-la ou esquece-la, pode ir botando as barbinhas de molho, pois isso não vai acontecer.
Registro aqui neste blog, o que me foi passado, o que entendo por EaD, e caso esteja equivocado em alguma contextualização, por favor me critiquem ou também me elogiem (prefiro a segunda opção), mas com certeza PROMETO não me desfazer deste blog, pois será de grande valia, para que continuemos a trocar idéias e nos enriquecemos ainda mais, sobre o que nos foi passado sabiamente pela nossa professora.
A educação a distância é um método que oferece a atualização mais repetida possível dos profissionais que a envolvem, e pode ser definida como uma forma de ensino, na qual o aluno tem acesso ao material de estudo previamente elaborado, e o acompanhamento do aprendizado é conduzido pelo professor à distância.
Deve ser destacado que a educação a distância não se caracteriza pela distância física que existe entre o aluno e o professor, uma vez que esporadicamente o aluno é obrigado a comparecer a escola, para a devida avaliação e também pelo motivo de que seja dirimida qualquer dúvida que possa existir, e para que seus anseios sejam também sanados, pois os tutores estão ali para oferecer esse tipo de serviço aos alunos que porventura os procure, mas que também devem comparecer em datas determinadas.
A virtualidade permite cada vez mais encontros, que possibilitem de fato que as dúvidas existentes, sejam de fato esclarecidas e os problemas sanados pelos tutores, profissionais esses que estão sempre disponíveis em dias e horários pré determinados, e que geralmente o fazem com o carinho e o respeito que seus alunos merecem.
A integração das novas tecnologias da informática permite em termos práticos que todas ou quase todas as habilidades possam ser expressas e também adquiridas, possibilitando a troca de informações, para que o conhecimento ou mesmo o desenvolvimento, como também o aprimoramento, seja de fato administrado, e que tudo isso, hoje já se dá em tempo real.
Sabe-se que também o vínculo que passa a existir entre o aluno e o professor, cada vez mais se fortaleça, pelo fato da confiança passada pelo profissional, aquele que está em busca do conhecimento, do aprendizado, e que responderá a este profissional, ou até mesmo a instituição que este representa, com interesse, assiduidade e pontualidade em suas aparições na web, nas apresentações de trabalhos exigidos, em sua conduta pessoal no tocante a seu tratamento com todos os profissionais, em muitas das vezes menos arrogantes, enfim melhoras visíveis em todos os aspectos.
No Brasil, podemos destacar a EaD como uma experiência que deu certo e que cada vez mais as pessoas que não disponibilizam de tempo a procurem, no sentido de obter uma formação acadêmica com o mesmo valor e importância como qualquer formação presencial oferece, e que não deixa nada a desejar, quando comparação é feita entre ambas.E que cada ano que passa, as pesquisas mostram um aumento absurdo nas matriculas para esta modalidade de ensino, e que para se ter acesso, deve-se também prestar vestibular.
Cada vez mais profissionais experientes em todos os meios de comunicação, e que tem o interesse pelo grandioso funcionamento desta modalidade de educação, se juntam aos já existentes e passam a compor o quadro de profissionais atuantes nesse novo mercado, que desponta como a solução de muitos problemas; Modalidade essa que já está disponibilizando profissionais altamente qualificados e formados com seus próprios métodos, e é por esse motivo que a educação à distância vem se aprimorando vertiginosamente, até ouso em dizer que diariamente, norteando-se a oferecer cada vez mais, um ensino de qualidade e a altura.
Os softwares para a área de acadêmica estão em desenvolvimento constante, oferecendo cada vez mais uma gama de ferramentas, para serem usadas pelos alunos, e que cada vez mais se tornam fáceis de serem encontradas e manipuladas, dando acesso a tudo e a todos os que a procuram.
Os ambientes virtuais, também com acessibilidade a todos e com uma linguagem de fácil entendimento e mais fácil de ser entendida, possibilitando ao aluno, a transformação de suas dúvidas, em um conhecimento prazeroso, cada vez que acessa uma página para fazer uma pesquisa. Tem uma quantidade enorme de informações que o leva a outros espaços virtuais, e seu interesse cada vez é mais estimulado, e sua curiosidade o faz avançar e avançar para a obtenção do conhecimento.
Na procura de informação que poderia ser útil a este artigo, deparei-me com a informação que a educação à distância, é composta de ferramentas integradas que contemplam os três grandes grupos de ferramentas gerais de educação: Administração, Coordenação e Comunicação.
Para que a educação à distância seja bem ministrada, é preciso que a administração que a envolva seja atuante e eficaz, ao ponto de que um estudo seja feito com o objetivo de se enxergar toda a engrenagem que será preciso, para se por em funcionamento, e quanto menos problemas existir para serem resolvidos, é sinal que cada vez mais a EaD, estará no caminho certo, pois a demanda cada vez mais, obriga as instituições de se organizarem e estarem sempre um passo a frente, afim de oferecer um estudo de qualidade.
Sabe-se também, que o próprio aluno, busca, pesquisa o que quer saber, e as vezes quando o professor instiga a curiosidade do aluno, sobre um determinado assunto, esse mesmo aluno já mostra que tem algum conhecimento à respeito dele, e que tem condições de discuti-lo com seu mestre, comprovando assim, que o aluno que está sempre a procura, que está permanentemente pesquisando, tem maiores chances de acalmar suas inquietações.
No tocante a Coordenação, a mesma tem que estar pronta para atuar, no mais ínfimo dos problemas, para que seja sanada em tempo e que não venha a trazer perdas nas duas direções (instituição e aluno).
E no tocante a Comunicação, a mesma deverá sempre existir em todos os âmbitos, para que os três elos da corrente que compõem a educação à distância funcionem harmoniosamente, inclusive ela própria.
A presença de Hipertexto possibilita a navegação direta a outros textos e conteúdos, permitindo uma dinâmica de interação e velocidade de acesso a múltiplos conteúdos.
MATERIAIS E MÉTODOS
A coordenação geral da instituição deve concentrar todos os esforços, no material didático a ser fornecido ao aluno, tais como livros, cd’s e todo o material disponível os quais o aluno deverá ter acesso, pois este material irá proporcionar, juntamente com a tecnologia oferecida, a construção do saber que o aluno tanto procura e almeja ter, como até mesmo a instituição oferecer.
Tal material deverá ser de simples leitura e de boa qualidade, e que sua disponibilidade e visibilidade nos livros, livretos etc., contenham gravuras bem coloridas para que a atenção do aluno seja voltada para o entendimento e que a possível interligação com o material virtual, que deverá também ser fornecido para o devido acompanhamento, e que o desenrolar das tarefas aconteçam de forma natural e que se possível tenham algum tipo de “tira dúvidas”, mecanismo que ao ser acionado, ofereça uma nova explanação da matéria ou do conceito ali expresso.
Deve ser também rotineiramente atualizado, para que um mínimo possível de dúvidas surja, enfim este deverá ser um trabalho árduo e incessante, para que não venha a contribuir no aumento da evasão escolar. Deverá ser um material atrativo, pois o aluno deverá ser estimulado, podemos dizer que diariamente, rotineiramente, e ter um material funcional em mãos, com acesso imediato.
A estrutura das páginas a serem exploradas também deverá conter textos e gravuras atrativas, para que a busca seja prazerosa, curiosa e até mesmo emocionante, e que o espaço também deva conter um local para que os alunos tirem dúvidas diretamente com seus tutores, e espaços para um bate papo; uma área de descontração, onde todos passassem a se conhecer melhor, links com acesso imediato a exercícios propostos e correção dos mesmos; outros onde também possam exibir seus trabalhos, uma espécie de mural, outro link onde os alunos possam debater suas idéias, curiosidades, enfim tudo de uma maneira que leve o aluno a gostar daquele espaço. E que a atuação da tutoria seja permanente, pois essa grande família que os alunos passam a fazer parte leve todos os integrantes a um só objetivo, o do aprendizado.
C O N C L U S Ã O
Mesmo com uma programação bem detalhada, com cronograma e carga horária a avaliação do perfil do aluno é imprescindível, pois mediante o perfil encontrado, traça-se uma estratégia para conservar esse aluno atuante, para incentivá-lo nas horas que estiver precisando de tal atitude, não o deixando desanimar ante os obstáculos.
As avaliações também devem existir, de forma que o aluno seja posto em prova a todo o momento, e que seu ingresso para fases posteriores, sejam feitas sempre com estímulo, para que o aluno cada vez mais se empenhe em ultrapassar os obstáculos que se apresentarem em sua vida acadêmica, de forma a galgar posições mais altas do conhecimento.
A utilização de estratégias pedagógicas de aprendizagem colaborativa é comprovadamente eficaz em aumentar o nível de motivação dos participantes e a realização das atividades propostas, porém esse método parte do pressuposto que o aluno precisa ter interesse no que está fazendo. É fundamental que o aluno tenha comprometimento com o seu objetivo, enfim o de aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário